Esse VANT foi construído para uso em recobrimentos aéreos de pequenas áreas de florestas e de agricultura onde o produto final foi o mapeamento do uso do solo e identificação de áreas de vegetação infestada por pragas.
Na época os custos de imageamento aéreo, com o uso de aeronaves, eram altíssimos. Foi então que três pesquisadores resolveram aplicar o uso de fotografias aéreas de pequeno formato obtendo sucesso nos resultados.
O avião foi totalmente construído em 1/3 de escala e carregava até 18 kg de equipamentos. Usava um motor adaptado de motosserra STIHL 0.8 gentilmente cedido pela STIHL para a pesquisa.
Atualmente a FUPEF possui drones de última geração, com tecnologias multiespectrais e LiDar, bem como uma equipe multidisciplinar de pesquisadores que utilizam os VANTs para as mais diversas finalidades.
Esse VANT, construído e utilizado há 40 anos (1984), marcou o início de uma era que culminou com as mais avançadas tecnologias atuais, onde os custos e tempo foram significativamente reduzidos, gerando produtos de altíssima qualidade e confiabilidade.
Equipe:
Prof. Dr. Attilio Antonio Disperati (in memoriam)
Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Topografia, Fotogrametria, Fotointerpretação Florestal, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas.
Eng. Giulio Baraldi (in memoriam)
Empresário, aeromodelista e instrutor de aeromodelismo.
Prof. Dr. Dartagnan Baggio Emerenciano – Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Manejo e Economia Florestal, aeromodelista. Desenvolve, desde 1984, pesquisas com VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para aplicação em mapeamento e monitoramento de áreas florestais, danos ambientais, cadastro urbano, mobilidade urbana e segurança pública.