Prosseguindo com as atividades do Projeto Programa Ambiental para o Município de Araucária, executado pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) em parceria com a SMMA do município, no dia 08 de junho de 2022, das 08h30 às 16h30, a FUPEF participará da XVI Conferência Municipal de Meio Ambiente, o evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Araucária e será de forma presencial, no Auditório da OAB.

Na conferência serão levantadas as principais considerações e conclusões obtidas por meio do estudo das características ambientais de Araucária. O evento marca o momento no qual o município terá a oportunidade de decidir como investirá o recurso referente a indenização de um dos maiores acidentes ambientais do país: o vazamento de aproximadamente 4 milhões de litros de óleo no córrego Saldanha, que atingiu os rios Barigui e Iguaçu. O processo judicial se estendeu por mais de 20 anos.

A temática abordada será: Araucária em detalhe: reconhecer, refletir, planejar e agir e, para a participação nos debates, o evento contará com a presença da equipe técnica municipal e pesquisadores da FUPEF, que responderão às perguntas da população.

O número de vagas é limitado a 120 pessoas e haverá a emissão de certificado de participação. As inscrições estão disponíveis neste link.

 

PROGRAMAÇÃO

09h – Abertura

09h10 – Leitura e aprovação do Regimento Interno

09h20 – “Levantamento Aéreo para monitoramento ambiental”, com Marcio Polanski – Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná, atualmente Diretor da Softmapping – Engenharia Ltda.

09h40 – “Identificação e Caracterização das nascentes”, com Thammy Ellin Mottin – Geóloga, Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geologia (UFPR), na área de concentração de Geologia Exploratória e linha de pesquisa de Análise de Bacias Sedimentares, com período de Doutorado Sanduíche na University of California Davis (2019-2020).

10h – “Gestão das Unidades de Conservação”, com Franciane Feltz Pajewski – Engenheira Florestal e Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, atualmente atua na área de licenciamento ambiental na Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná.

10h20 – Coffee Break/intervalo

10h40 – “Plano de Arborização Urbana e Educação Ambiental”, com Tamara Ribeiro Botelho de Carvalho Maria – Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014) e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2021). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestas Urbanas.

11h – “Caracterização de Parques e Praças”, com João Paulo Druszcz – Engenheiro Florestal (UFPR); Mestre em Inventário Florestal, Sistemas e Métodos de Amostragem (UFPR) e Doutor em Manejo Florestal (UFPR), com experiência em biometria, inventário florestal (floresta plantada e nativa), manejo florestal, planejamento da produção florestal, avaliação e perícia de imóveis rurais, silvicultura urbana e topografia.

11h20 – Debate.

 

INTERVALO

 

13h30 – Termo de Acordo – Indenização PETROBRAS S.A.

14h – Formação de grupos de trabalho para proposição, construção e discussão de projetos

15h15 – Coffee Break/intervalo

15h30 – Apresentação das propostas.

16h – Moção de alteração legislativa.

16h30 – Encerramento.