A Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, sempre inovando e investindo em parcerias que tragam inovação e tecnologia ao setor, traz até os nossos clientes e leitores, uma rápida apresentação e um breve bate-papo com os parceiros da PIXLOG.

A PIXLOG atua em parceria com a FUPEF há aproximadamente um ano e assim seguimos investindo no aprimoramento e na inovação tecnológica do campo, requisitos essenciais para acompanharmos a expansão do mercado e os novos desafios dos tempos atuais.

A PIXLOG é uma empresa curitibana, com trabalhos e projetos desenvolvidos em vários estados brasileiros. Por meio do desenvolvimento de seu aplicativo pioneiro, compatível com os sistemas operacionais IOS e Android, somado com o advento inovador da tecnologia de realidade aumentada, realiza a medição, identificação das espécies das toras de madeiras empilhadas em campo e a sua geolocalização, tudo em tempo real e com alta precisão. O aplicativo emite relatórios diversos, permitindo o gerenciamento completo e eficaz das informações e da matéria prima, contribuindo para o gerenciamento do reflorestamento legalizado.

Para explicar um pouco mais sobre a PIXLOG e a tecnologia que motivou a parceria com a FUPEF, conversamos com o Fundador & CTO da PIXLOG, Vinicius Avellaneda.

FUPEF: Como surgiu a PIXLOG e a criação do aplicativo inteligente, voltado ao mercado florestal?

PIXLOG:

A ideia do aplicativo surgiu para ajudar pequenos e médios produtores a medirem de forma precisa a sua produção, melhorando a comunicação de compra e venda com grandes empresas.

FUPEF: Qual o objetivo do Aplicativo da PIXLOG?

PIXLOG: A Pixlog é um eixo de inovação especializado em medição de madeira, que oferece soluções inovadoras por meio de tecnologias de “machine learning” e realidade aumentada. Tem como objetivo tornar a tecnologia acessível a toda a cadeia de produção de madeira. Durante a jornada de desenvolvimento do aplicativo, percebemos que as principais tecnologias do mercado eram utilizadas apenas por grandes empresas. Entendemos, então, que havia uma necessidade de democratização e acessibilidade de determinadas tecnologias, que viriam inclusive a substituir equipamentos e maquinários clássicos da indústria.

 

** A Evolução da Agricultura Inteligente PIXLOG  (Apresentação do Vídeo)

 

FUPEF: Quem é o principal público consumidor da PIXLOG?

PIXLOG: A nossa iniciativa nasceu para atender pequenas e médias empresas do setor madeireiro, mas hoje temos como clientes não somente grandes indústrias madeireiras, mas outros ramos industriais que extrapolam o mercado florestal.  São empresas que não possuem a madeira como produto final, mas a utilizam como um insumo secundário ou terciário e, por isso, se beneficiam com o aplicativo.

 

FUPEF: Quais as soluções que o aplicativo traz ao setor, fazendo dele imprescindível para o mercado e para a indústria madeireira?

PIXLOG: Os benefícios do aplicativo vão além da rapidez e precisão da medição de toras. Com a operação 100% offline, nossa tecnologia proporciona a sustentabilidade ambiental através da medição precisa das toras empilhadas, evitando a necessidade de medições manuais imprecisas reduzindo assim o desperdício de madeira.

Com o aplicativo, viabilizamos um uso mais eficiente dos recursos naturais, com melhor planejamento e gestão dos recursos florestais. Há também uma melhoria significativa das condições de trabalho, uma vez que o aplicativo automatiza tarefas que costumam ser feitas manualmente, reduzindo a necessidade de trabalho físico intenso, promovendo a saúde e segurança dos operadores, além de distribuir de forma equitativa a carga de trabalho devido à eficiência do processo.

 

FUPEF: Considerando a questão “redução de tempo e custos”, como a PIXLOG auxilia na otimização dos processos?

PIXLOG: As medições tradicionais de madeira em condições industriais costumam mobilizar diversos operadores e até possíveis paradas da linha de produção em casos específicos. Com o aplicativo, a medição é feita em tempo real e apenas por um operador. Temos casos de clientes que levavam um dia todo para realizar o inventário de pátio, com uma equipe de cinco pessoas. Com a nossa tecnologia, o mesmo trabalho é realizado por um operador em apenas uma hora e meia.

A economia vai além da otimização de tempo e equipe. A precisão do volume cúbico da carga dá mais segurança ao processo de compra e venda da madeira, garantindo um preço justo para ambas as partes envolvidas na negociação.

 

FUPEF: O Aplicativo PIXLOG é acessível a todos? Existem pacotes diferenciados por áreas de medição?

PIXLOG: O fato de ser um aplicativo voltado para pequenos e médios produtores, teve um grande peso na pesquisa e desenvolvimento da jornada do usuário. O aplicativo é de uso simples e intuitivo. Não necessita de horas de formação para operação, agilizando o trabalho dos responsáveis técnicos em campo.

A PIXLOG tem pacotes com valores acessíveis de acordo com o porte do usuário, que podem ser adquiridos diretamente pela Apple Store. Oferecemos três tipos de pacote, com volumes que vão de 300 a 5.000 m3, além de planos mensais específicos e negociados sob medida para cada cliente.

 

FUPEF: De que forma o aplicativo pode colaborar para evitar as atividades florestais ilegais?

PIXLOG: Um dos principais diferenciais do nosso software é indicar a geolocalização da pilha. Ao registrar a posição exata das toras medidas, o aplicativo cria uma trilha de auditoria digital que pode ser usada para rastrear o movimento da madeira e garantir que ela seja proveniente de áreas autorizadas e sustentáveis.

Uma das premissas da PIXLOG é contribuir para a redução do comércio ilegal de madeira. Entendemos que ao tornar mais difícil para os infratores vender madeira ilegalmente, o aplicativo pode desestimular o mercado ilegal, tornando-o menos lucrativo.

 

FUPEF: Como a PIXLOG cuida da segurança dos dados dos clientes?

PIXLOG: Desde o início do projeto, toda a operação é realizada dentro da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados recebidos e processados pelo nosso aplicativo ficam integralmente armazenados em nuvem preparados para escalabilidade e redundância das informações devidamente criptografadas.

Além disso, toda a equipe de desenvolvimento passa por treinamentos constantes e baterias de testes regulares de segurança.

 

FUPEF: Em termos de atualizações do aplicativo e da utilização de tecnologias recentes, existem novidades e novas ferramentas a caminho?

PIXLOG: As atualizações e melhorias das ferramentas já em produção são constantes, porém, nos próximos meses lançaremos novas ferramentas para atender outras áreas da cadeia produtiva da madeira, desde florestas em pé até seu processamento industrial.

 

FUPEF: Para finalizarmos, qual a visão do futuro para a PIXLOG?

PIXLOG: A nossa visão de futuro para a PIXLOG é abrangente e ambiciosa tecnologicamente. Primeiramente, buscamos expandir nossa presença globalmente, levando nossas soluções de visão computacional e redes neurais para a identificação e medição de madeira em tempo real, com recursos de geolocalização, para além das fronteiras atuais. Isso envolve adaptar nossas tecnologias para atender às regulamentações específicas de diferentes países e regiões.

Além disso, acreditamos na importância das parcerias estratégicas e colaborações com organizações governamentais e empresas de silvicultura, fortalecendo nossa posição na luta contra atividades florestais ilegais e na promoção da gestão sustentável das florestas.

Nossa visão também inclui um compromisso constante com a inovação. Continuaremos investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar nossas tecnologias, incorporando avanços em inteligência artificial, aprendizado de máquina e visão computacional.

Estamos cientes da necessidade de nos ajustarmos a mudanças nas condições de mercado, avanços tecnológicos e questões ambientais emergentes para permanecer relevantes e bem-sucedidos no futuro.

Mesmo com o surgimento de novas frentes de desenvolvimento, o que não muda é o nosso compromisso com a democratização da tecnologia e o incentivo à acessibilidade da informação seja qual for o porte e ramo dos usuários.

Acreditamos que, ao combinar inovação tecnológica e responsabilidade social, podemos construir um futuro mais sustentável e consciente para todos.

 

Quer saber mais sobre as inúmeras possibilidades e as vantagens de uso desta eficiente ferramenta, no seu dia-dia e em seus projetos? Entre em contato conosco.

 

Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná – FUPEF

www.fupef.org.br

PIXLOG
www.pixlog.com.br