Diretoria

DIRETORIA EXECUTIVA 2023 - 2025

PERFIL DA EQUIPE

A FUPEF, empresa com mais de 52 anos de tradição, experiência e muitos projetos atendidos, foca seus esforços para o sucesso de seus clientes e parceiros. Ao longo desses anos de muito trabalho, formamos uma equipe em engenharia florestal, doutores em suas áreas de especialização, para entregar sempre o que há de mais atual e eficaz em Engenharia Ambiental e Florestal.

Nosso corpo científico é formado por 141 membros externos, em sua maioria engenheiros florestais, que prontamente são mobilizados para atender demandas dos projetos.

Os diretores que atuam diretamente no cotidiano da empresa são:

Diretor Científico

Prof. Dr. Eduardo Teixeira da Silva

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1992) doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor TITULAR da Universidade Federal do Paraná, Diretor do Setor de Ciências Agrarias da Universidade Federal do Paraná (2011-2014) Diretor do campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul (PR) (2016-2019), consultor ad hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Secretaria de Estado e Educação do Paraná, Foi presidente Conselho Consultivo da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná FUPEF, atualmente Diretor científico da FUPEF.

Diretor Administrativo

Prof. Dr. Alexandre França Tetto

Formado em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná em 1997. É especialista em prevenção e combate a incêndios florestais, mestre e doutor em conservação da natureza. Iniciou no processo de ensino – aprendizagem como instrutor de mergulho, em 1992, credenciado pela Confederation Mondiale des Activites Subaquatiques. Desde então, atuou como professor do ensino médio, pós-médio, curso pré-vestibular e ensino superior. Foi agente profissional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, supervisor do SENAR-PR e consultor, tendo elaborado projetos e laudos para o Governo do Estado do Paraná, INCRA, IICA, poder judiciário e empresas privadas. Atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal no período de 2012 a 2014 e como Diretor Financeiro da FUPEF (Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná) de 2014 a 2016. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Engenharia Florestal da UFPR nas disciplinas de incêndios florestais, meteorologia e climatologia florestal e manejo de áreas silvestres para a graduação; e ecologia do fogo, microclimatologia florestal e manejo de áreas naturais protegidas para a pós-graduação. Atua em pesquisas com ênfase na prevenção de incêndios florestais, microclimatologia e gestão de unidades de conservação e atua como Diretor Financeiro na Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná.

Diretor Financeiro

Prof. Dr. Romano Timofeiczyk Junior

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, na área de Economia e Política Florestal, e Pós Doutorado no Laboratoire d’economie Forestière, Institut Nationale de Recherche Agronomique – INRA, Nancy, França (2013). É Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e atuou como Diretor Financeiro da Fupef no período de 2009 a 2014, e como vice coordenador do Curso de Pós graduação em Engenharia Florestal no período de 2015 a 2018. É também vice coordenador do Acordo de Cooperação Técnica e Científica firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Eduardo Mondlane, UEM, em Moçambique. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: análise econômica, industria madeireira, engenharia econômica, economia florestal, economia ambiental, negócios ambientais e elaboração e avaliação de projetos de base floresta . Leciona para a graduação nos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, para os cursos de especialização latu sensu em Gestão Florestal, Gestão Ambiental e Economia do meio Ambiente, e stricto sensu no Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal, sendo também orientador em nível de mestrado e doutorado.