22 de março – Dia Mundial da Água – Em comemoração a data, a FUPEF https://fupef.org.br/ junto com o Ministério Público do Paraná – https://mppr.mp.br/ e a Sanepar http://site.sanepar.com.br/, lançou um projeto para cadastrar nascentes de água na região metropolitana de Curitiba.

Através de uma “live” (www.youtube.com/watch?v=wBV4oORwxH4) realizada, na segunda-feira 22/03/2021 às 10h00 da manhã, com a participação de mais de 360 ouvintes, a FUPEF, lançou em parceria com o Ministério Público do Paraná e a Sanepar, o projeto “Água Para o Futuro”.

Neste ato a fundação foi representada pelo Engenheiro Florestal Marcio Polanski. O objetivo deste projeto é cadastrar, monitorar e preservar nascentes no núcleo urbano central da região metropolitana de Curitiba. Estima-se que nesta região, existam cerca de 5000 nascentes. Nesta primeira etapa o projeto, que terá duração de uma ano, está prevista a caracterização de 240 nascentes, 20 nascentes a cada mês.

Destas, 60 nascentes serão indicadas pela população (5 a cada mês), os interessados poderão fazer a indicação das nascentes que desejam que sejam caracterizadas através do aplicativo “Água Para o Futuro”, que já está disponível para acesso. Outras informações sobre o projeto podem ser visualizadas no site https://apps.mppr.mp.br/aguaparaofuturo/.

Neste site já estão disponíveis informações sobre algumas nascentes, visto que o projeto já está em execução, seguindo todas as restrições e normas de segurança para evitar a proliferação da pandemia da Covid-19. A equipe técnica da FUPEF, está disponível para outras parcerias com empresas públicas e privadas, para estender esta importante ação ambiental a outras regiões e municípios do Paraná e do Brasil.

22 de março – Dia Mundial da Água. Por FUPEF do Paraná.